IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Avaliação funcional no teste de step down lateral em bailarinas com dor no quadril.

Resumo (máximo 3000 caracteres com espaço)

Introdução: O quadril é uma das articulações mais lesionadas em atletas, e possui extrema importância para realizar movimentos com grandes amplitudes, na transmissão de forças a absorção de carga do nosso corpo. As bailarinas apresentam um alto grau de mobilidade dessa articulação e um alto nível de utilização dessa articulação em seu gesto esportivo.
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar se bailarinas com dor no quadril apresentam pior alinhamento no plano frontal durante o Teste Step Down Lateral (TSDL) e se há correlação entre esse teste e a sub escala esportes do questionário funcional HAGOS.
Métodos: Foram avaliadas 34 bailarinas, divididas em 2 grupos(sintomático e controle), todas responderam o questionário HAGOS e realizaram o TSDL.
Resultados: Os resultados obtidos foram: não houve diferença entre o grupo controle e o grupo dor (p=0,41) na execução do TSDL e que não houve correlação estatisticamente significante entre a participação esportiva, avaliada pelo questionário HAGOS e o alinhamento do quadril no grupo controle e dor (p=0,47, p=0,5 respectivamente).
Conclusão: Assim concluímos que bailarinas com dor não apresentam alteração no plano frontal na execução do TSDL quando comparadas com o grupo controle e a execução do TSDL não apresenta relação com a subescala esporte do questionário HAGOS.

Palavras-chave (máximo 3)

dança; quadril; desempenho atlético

Área

Biomecânica

Autores

Daniel Luis Vita Araujo, Guilherme Falótico, Klever Shinji Fujikawa, Bruno Scatigna, Moisés Cohen, André Orlandi Bento