IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título da palestra

“A BUSCA PELO MOVIMENTO PERFEITO”: COMO REALIZAR E UTILIZAR AVALIAÇOES BIOMECANICAS NA PRATICA CLINICA?

Minicurrículos dos proponentes (máximo de 5 linhas cada)

Gustavo Leporace: Fisioterapeuta (UFRJ) e Professor de Educação Física (UERJ), com Mestrado (UFRJ) e Doutorado (UFRJ) em Engenharia Biomédica. Atua como Diretor Técnico do Laboratório Biocinética e é o Coordenador de Pesquisas do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde. Possui interesse clínico e científico nas áreas de Avaliação Biocinética do Movimento Humano, Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas, Biomecânica da Marcha e da Corrida Humana e Processamento de Sinais Biológicos com ênfase em Inteligência Computacional.

Descrição da palestra

A literatura científica acerca de prevenção de lesões ortopédicas e esportivas tem convergido para a importância de um bom diagnóstico cinético-funcional para uma abordagem fisioterapêutica efetiva na prevenção e reabilitação. Novos estudos têm sido publicados repaginando o uso da Biomecânica como ferramenta imprescindível para o profissional da saúde. Em paralelo, tecnologias de custos acessíveis têm sido desenvolvidas e esses aspectos têm difundido o uso de avaliações biomecânicas quantitativas nos consultórios de fisioterapia nos últimos anos. Porém, umas das principais barreiras da utilização desses exames para auxílio da programação terapêutica diz respeito à escolha dos padrões normativos para identificar adequadamente as disfunções de movimento e a escolha sobre qual fator intervir. Baseado nessa perspectiva, o Dr. Gustavo Leporace discutirá nessa palestra sobre o uso das avaliações biomecânicas como ferramenta complementar ao diagnóstico fisioterapêutico e a busca por padrões de movimentos “perfeitos” para otimizar a reabilitação e retorno ao esporte, focando em três pontos principais:
- Tecnologias disponíveis no mercado para avaliação do movimento;
- Critérios para definição dos “padrões de normalidade”;
- Interpretação dos resultados de avaliações biomecânicas e aplicação na prevenção e tratamento das lesões esportivas.

Área

Biomecânica

Autores

GUSTAVO LEPORACE