IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título do minicurso

PRONTO ATENDIMENTO NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO ESPORTE

Minicurrículos dos proponentes (máximo de 5 linhas cada)

Mauren Mansur Moussalle Doutorando em Ciências da Reabilitação - UFCSPA Mestre em Biociências e Reabilitação - IPA` Especialista em Ciências do Esporte / AMRGS - PUC e E em Fisioterapia em Traumato-Ortopedia /CBES Docente do Curso de Fisioterapia UNICNEC- Osório Sócio-Especialista SONAFE Instrutor Expert do Curso de Atendimento Emergêncial no Esporte, do Projeto de Capacitação e Padronização de Fisioterapeutas para atuação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016. Adgildo dos Santos Pereira Mestrando em Bioengenharia, Licenciatura em Ciências Biológicas; Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica do Esporte; Formação Profissional de Emergências Médicas Credenciado Instrutor Internacional Autorizado de Primeiros Socorros – Emergency Medical Response e Advanced First Aid Instrutor Heartsaver Primeiros Socorros da American Heart Association-AHA; Emergency Care And Safety Institute- ECSI e American Academy of Orthopadic Surgeons – AAOS Felipe Cardoso de Almeida Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo UNIFESP-EPM Fisioterapeuta do Centro Multidisciplinar de Reabilitação LIFE SQUARE HEALTH CENTER. Docente do Curso de Fisioterapia da FMU Complexo Educacional Instrutor Expert do Curso de Atendimento Emergêncial no Esporte, do Projeto de Capacitação e Padronização de Fisioterapeutas para atuação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Descrição do minicurso

O Pronto Atendimento no Suporte Básico de Vida são avaliações e intervenções não invasivas realizadas em situações de urgência/emergência, que possam levar à incapacidade física ou até mesmo à morte do atleta. Com o princípio de manter ou restabelecer as funções vitais da vítima até a chegada dos cuidados médicos. O curso está desenhado para treiná-lo em habilidades de salvamento necessárias para ser um membro ou líder de equipe de ressuscitação em ambiente extra-hospitalar.

Objetivo Geral:
O propósito do curso é desenvolver as habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais necessárias para reconhecer, avaliar e tratar uma emergência com ações de primeiros socorros, que se demonstraram efetivas na diminuição nas taxas de mortalidade e morbidade.

Público alvo: estudantes, profissionais de saúde, profissionais que atuam no esporte e professores.

Carga horária: 08 horas.

Programação da proposta (horário e atividades a serem desenvolvidas)

O curso é dividido em sessões teóricas com aulas expositivas dialogadas e sessões práticas com estações de aprendizado e simulações/cenários de casos.


• Dimensionamento e manuseio dos materiais da bolsa de atendimento de emergência;
• Abordagem da vítima: avaliação aplicada no suporte básico de vida e ao traumatizado;
• Atendimento inicial nas emergências clínicas específicas: ataque cardíaco, parada cardiorrespiratória (PCR) e crise convulsive.
• Operação do desfibrilador externo automático (DEA);
• Ferimentos em tecidos moles: controle de sangramento externo;
• Atendimento inicial nas emergências traumáticas específicas: concussão cerebral, trauma cranioencefálico (TCE) e raquimedular (TRM).

Recomendações:
O curso segue as recomendações e protocolos normalizadores para ação pré-hospitalar até a chegada da equipe de resgate, revisados e atualizados de acordo com as Diretrizes em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Diretrizes de RCP e ACE da American Heart Association (AHA), Suporte Básico de Vida para Profissionais de Saúde e Profissionais de Resgate da American Safety & Health Institute (ASHI), Atendimento Pré-hospitalar ao Traumatizado do Comitê do PHTLS da National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT).

Detalhamento dos recursos necessários para realização do minicurso

Metodologia:
O curso é dividido em sessões teóricas com aulas expositivas dialogadas e sessões práticas com estações de aprendizado e simulações/cenários de casos.
Os materiais necessários para este curso encontram-se descritos no documento anexado.

Limite máximo de vagas

32

Área

Atendimento emergencial & Recovery

Autores

Mauren Mansur Moussalle