IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Relação entre estratégia de corrida, tipo de tênis e localização de dores

Resumo (máximo 3000 caracteres com espaço)

Introdução: Na última década houve um crescimento na prática da corrida de rua, que foi originado por inúmeras vantagens como promoção da saúde, integração social, estética, fuga do estresse e busca de atividades prazerosas ou competitivas. Devido a popularização da prática da corrida, aumentou-se também a exposição ao risco de lesões, principalmente se a forma de treinamento e o movimento estiverem incorretos, pois cada pessoa possui seu próprio desempenho esportivo.
Objetivo: Analisar a relação entre estratégia de corrida, tipo de tênis e localização de dores através da avaliação biomecânica.
Métodos: Foram escolhidos 16 corredores de rua, os quais 9 eram do sexo feminino e 7 do sexo masculino, de idade entre 25 a 50 anos. Foi realizada a aplicação de um questionário no qual foi investigado tempo de corrida, tipo de tênis, tipo de corrida, se havia presença de dor e sua localização. Para melhor análise dos movimentos, os participantes fizeram uma corrida de 10 metros enquanto eram filmados nas posições posterior, anterior e lateral.
Resultados: Na analogia entre o tipo de tênis, tipo de corrida e localização da dor foi constatado que a maioria dos avaliados usavam tênis minimalista (9), entretanto, praticavam a modalidade usando a estratégia de calcanhar (5), justificando os 11 corredores que relataram dor muscular na perna (5), coxa e pé (4), seguido de dor articular em joelho (5), tornozelo e quadril (2).
Conclusão: A partir dos resultados obtidos no presente estudo, é possível concluir que, a maioria dos participantes não estava utilizando o tênis adequado para o tipo de corrida, o que mostra a importância da avaliação da biomecânica e da orientação, e que ainda há muitas pesquisas a serem feitas em relação a pisada durante a corrida.

Palavras-chave (máximo 3)

Corrida. Avaliação. Dor

Área

Biomecânica

Autores

Thália Dias Ramos Rodrigues e Pereira, Karen Fernandes Andrade