IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física

V Concurso de Monografias, Dissertações e Teses


V CONCURSO DE MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES COM TEMAS RELACIONADOS A FISIOTERAPIA ESPORTIVA

 

EDITAL

O IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da SONAFE, com o objetivo de cumprir sua política de incentivo a ciência e promover um relacionamento construtivo com a comunidade acadêmica e os profissionais da sociedade, procurando contribuir com o desenvolvimento da educação e da cultura no Brasil, torna público o presente Edital para a realização do V Concurso de Monografias com a temática Fisioterapia Esportiva.


1. OBJETIVO

O objetivo do concurso é estimular uma reflexão original nos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior do Brasil sobre o tema proposto, que poderá ser abordado de diferentes formas e sob diversos ângulos, de acordo com a escolha dos candidatos, no entanto, deverá estar explicitada a fisioterapia esportiva como temática principal.


2. HABILITAÇÃO

2.1 - Poderão participar do concurso, trabalhos apresentados e/ou defendidos entre julho de 2017 e junho de 2019 de alunos matriculados em qualquer curso de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior do Brasil e profissionais formados em fisioterapia e área afim.

2.2 - O autor do trabalho deverá efetuar o pagamento de sua inscrição até o dia 07/09/2019 (no caso do evento ter todas suas inscrições esgotadas, isto já impossibilitará a inscrição do trabalho).

2.3 - Somente será admitido trabalho inédito, redigido em língua portuguesa, de acordo com as regras da ABNT vigentes e as novas regras da ortografia brasileira, devendo, ainda, atender aos seguintes requisitos:

a) mínimo de 40 (quarenta) e máximo de cento e vinte (120) páginas de texto, incluindo as notas, a bibliografia e os anexos;

b) página introdutória anexa com resumo do trabalho (entre 20 e 25 linhas), a qual não será computada como lauda, para efeito dos limites estabelecidos no parágrafo anterior;

c) formatação: fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas, margens de 2,5 cm, notas de rodapé e citações em corpo 10, citação direta recuada quando tiver mais de três linhas;

d) enviar o resumo do trabalho através da ferramenta no site disponível na área de pré-inscrito, que pode ser acessado clicando aqui, de acordo com o cronograma previsto neste edital;

e) para as Instituições nas quais já estão adotando o formato de Artigo Científico como formato oficial para os TCC, Monografias, Dissertações e Teses, esses poderão ser enviados de acordo com as respectivas normas institucionais. Apenas os resumos serão devidamente publicados posteriormente nos Anais do congresso, não interferindo no processo de publicação posteriormente do artigo completo.


3. INSCRIÇÕES

As monografias, dissertações e teses e seu respectivo documento deverão ser enviados no período definido no cronograma constante do item 6 deste Edital, através da ferramenta de envio do site. As monografias devidamente inscritas automaticamente entrarão no processo de seleção para apresentação de temas livres.


4. JULGAMENTO

4.1 - O julgamento das monografias competirá a uma Comissão Julgadora, composta de membros da Comissão Científica do IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da SONAFE e consultores ad hoc. A comissão julgará os trabalhos e selecionará aqueles que serão premiados.

4.2 – São critérios para julgamento: 

a) relevância do trabalho; 

b) profundidade da análise; 

c) adequação metodológica à abordagem escolhida; 

d) originalidade da abordagem do tema; 

e) coerência no desenvolvimento e na organização do texto; 

f) apresentação, nas citações, transcrições, notas e observações, de referências completas das fontes e da bibliografia consultadas.

4.3 - São critérios para desclassificação: 

a) a não observância de qualquer das exigências do Regulamento; 

b) prática de qualquer ato que possibilite a identificação do autor; 

c) divulgação prévia do trabalho; 

d) identificação de plágio.

4.4 - Caberá à Comissão Julgadora selecionar os três primeiros colocados e poderá indicar até 10 (dez) trabalhos para uma edição eletrônica.


5. RESULTADO

O resultado do concurso será divulgado na data definida no Cronograma, em sessão pública, no dia 26 de outubro de 2019, quando serão abertos os envelopes, contendo a documentação e a identificação dos autores, e anunciados os vencedores ao público presente e entregue a premiação.

 

6. CRONOGRAMA

Lançamento do edital no site do SONAFE 2019 e outros veículos em 02 de maio de 2019.

Data limite para o envio das propostas via sistema 30 de agosto de 2019.

Divulgação do resultado, durante o Congresso, no dia 26 de outubro de 2019.

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Caso não haja nada a opor por parte dos autores, uma via de cada monografia inscrita no concurso poderá ser incorporada ao acervo da Biblioteca Eletrônica da SONAFE. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica. 

7.2. A inscrição no presente concurso importa na aceitação total e irrestrita de seu Regulamento. 

7.3. A responsabilidade pela Coordenação do Concurso está a cargo da Comissão Científicado IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da SONAFE.

 

8. CONTATO

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cientifico1@arxeventos.com.br ou através do telefone  (85) 4011-1554 (também vinculado ao Whatsapp).

                                                                                                                                          

 

 

 

 

 

Presidente do IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da SONAFE

Albino Luciano Abreu Pereira

 

Presidente da Comissão Científica

Pedro Olavo de Paula Lima